Blog Chá de Panela25/03/2016

pequenos gestos que fortalecem o relacionamento

É aniversário dela(e), ou aniversário de namoro (ou casamento), ou é dia dos namorados... não importa, quando chega nessas épocas você sente vontade de fazer algo especial para a pessoal especial. E por que você não faria? Vocês se amam e fazer alguma coisa legal juntos pode ser algo simples e barato...

Às vezes é o menor detalhe que causa o maior impacto. E pensando nesses “detalhes” é que resolvemos escrever esse texto, para lhe ajudar a fazer algo simples e barato mas que seja realmente impactante para seu relacionamento.

Como você vai perceber, a maioria dos gestos listados abaixo (todos eles provados cientificamente), são realmente significantes porque eles solidificam o fato de que você ama seu parceiro (ou sua parceira) e é grato(a) por ela(e), o que acaba sendo o melhor motivo de todos.

1. Prepare pra ela(e) uma xícara de café

É sério, é isso mesmo, simples assim. Terri Orbuch, Ph.D. e autor de 5 Simple Steps to Take Your Marriage From Good to Great (5 passos simples para levar seu relacionamento de bom para ótimo”, tradução livre), estudou 373 casais durante 28 anos e descobriu que pequenos gestos de gentileza – como preparar para o parceiro uma xícara de café ou levar o almoço para ele(a) no trabalho – é a melhor forma de fortalecer um relacionamento. Fazendo pequenos gestos como este, você faz com que seu parceiro se sinta amado.

2. Façam algo novo juntos

Em pesquisa publicada na revista Personality and Social Psychology ("Personalidade e Psicologia Social”, tradução livre) descobriu que casais que tentam fazer coisas novas juntos tem um relacionamento de melhor qualidade que aqueles que sempre fazem as mesmas coisas. E essas atividades não precisam ser tão drásticas – pular de paraquedas? Não, obrigado – o único fator importante é que a experiência seja nova para ambos. Então tente algo interessante, como fazer um prato especial juntos. Parece bom né?

3. Diga “Obrigado”

Gratidão é percebido como um dos mais importantes traços em um relacionamento forte. Expressando a gratidão com algo tão simples como dizer “obrigado”, uma pesquisa da Universidade da Califórnia (em inglês) descobriu que ambos marido e mulher ou namorado e namorada vão continuar fazendo o esforço que for necessário para manter a força do relacionamento.

4. Comemore as conquistas

Seu parceiro recebeu um elogio do chefe no trabalho? Dê mais importância. Pesquisadores da UCLA – Universidade da Califórnia descobriram que uma reação de entusiasmo a uma boa notícia do seu parceiro é algo que soa como uma profecia de comprometimento e amor no relacionamento. A reação contrária, de minimizar ou desprezar a notícia, é uma evidência de coisas ruins no futuro do relacionamento. Celebrar as conquistas com seu parceiro, pesquisadores concluíram, faz com que ambos se sintam autênticos e compreendidos.

Promoção da semana

5. Tweet menos

Use menos o smartphone! Dados analisados de 800 mil usuários do site de relacionamento OkCupid relevaram que pessoas que admitiram usar muito o smartphone têm relacionamentos mais curtos do que os que usam pouco. Usuários assíduos dos aparelhos também costumam se masturbar mais, presuma-se que seja porque seus parceiros não queiram fazer sexo com eles.

6. Beije mais

Quanto maior a satisfação no relacionamento, mais beijos existem nesse relacionamento, diz um estudo publicado na revista Archives of Sexual Behavior. Pesquisadores da Universidade de Oxford questionaram mais de 900 adultos, perguntando sobre sua frequência de beijos com o parceiro e a qualidade do seu relacionamento. Resultados mostraram que “muitos beijos” foi a melhor relação com um “bom relacionamento”. Vá descobrir!

7. Assista a uma comédia romântica juntos

Quem imaginou que um romancizinho poderia ajudar no relacionamento? Um estudo de 3 anos da Universidade de Rochester revelou que a taxa de divórcios era a metade entre os casais que assistiam juntos filmes sobre relacionamentos.

8. Divida as tarefas

Mamãe adorava quando você a ajudava e é assim também com seu parceiro. Em um pequeno estudo da Universidade da Califórnia pesquisadores estudaram a vida de vários casais durante 4 anos. O que eles descobriram foi que casais que dividem as tarefas de forma equivalente duram muito mais tempo. Eu cozinho e você lava as louças.

9. Discuta pessoalmente

Soa estranho né? Mas discutir pessoalmente é comprovadamente muito mais efetivo que através de mensagens de texto. Um estudo de 2013 revelou que casais que discutem usando aplicativos de texto (SMS, WhatsApp, etc) tem uma qualidade de relacionamento inferior, pedir desculpas através de mensagens tem muito menos efeito que pessoalmente. E faz sentido, nós sabemos muito bem como textos podem ser interpretados de forma equivocada.

Original em inglês: http://www.bustle.com/articles/140021-10-small-gestures-scientifically-proven-to-strengthen-your-relationship

Ofertas na Loja Virtual