Blog Chá de Panela05/04/2017

Como fazer um Chá de Panela

O chá de cozinha ou chá de panela é uma confraternização anterior à cerimônia de casamento, realizada entre a noiva e suas amigas e familiares mais próximos.

Pode ser organizado pela madrinha, pelas amigas ou pela própria noiva, sendo a ocasião ideal para ganhar itens básicos e úteis para equipar a cozinha.

TEMA

A escolha do tema vai nortear todo o processo de organização do chá de panela, o que inclui a decoração, os convites, o cardápio e até mesmo o local onde será realizado.

QUANDO E ONDE FAZER

O ideal é que a celebração seja realizada um mês antes do casamento. O local pode ser simples, como a casa dos pais da noiva, ou de alguma amiga, desde que seja aconchegante e que permita que os convidados fiquem à vontade. Caso opte por fazer em um salão de festas, lembre-se de reservar o espaço com antecedência!

DECORAÇÃO

Este é um ponto importante, pois várias fotos serão tiradas na festa e guardadas como lembrança. Ela deve combinar com o estilo da noiva. Que tal uma decoração que permita que os convidados levem os enfeites para casa? Algo que sirva como recordação. Não se esqueça de pensar também na criação da parede de fundo. Para economizar, vale optar por estilos “faça você mesmo” com materiais reciclados e artesanais.

CONVITE

O convite será o primeiro contato com os convidados. Deve conter essencialmente as informações básicas da festa como data, local, horário e o tema da celebração. Use a criatividade para deixar o convite bem original!

Dica para economizar: Já pensou em fazer o convite em formato digital? Assim ele poderá ser enviado por email ou whatsapp para as amigas. Além disso, crie um evento privado no facebook, para que ninguém se esqueça da data e possa compartilhar informações e fotos.

CARDÁPIO

A reunião do chá de panela é bem informal, por isso, o cardápio pode ser direcionado a pães, salgados, petiscos, docinhos e sobremesas, com algumas opções de bebidas. Pode ser norteado também pela época do ano, permitindo que se escolham alimentos da estação.

LISTA DE PRESENTES

Os presentes devem ser utensílios básicos da cozinha, afinal, os convidados do chá de panela geralmente comparecem ao casamento, que segundo a tradição, é acompanhado de presentes mais sofisticados.

Aqui você encontra uma lista completa, pronta para imprimir.

BRINCADEIRAS

Uma das partes mais divertidas do chá de panela são as brincadeiras, para que os convidados interajam, e que costumam render boas risadas!

Dentre as brincadeiras, podem ser escolhidas prendas que a noiva deve pagar, caso não acerte o que dentro do pacote de presente.

Outra idéia de prenda, é fazer com que os noivos realizem tarefas domésticas na frente dos convidados. Quanto mais criativa a brincadeira, maior a diversão, não é mesmo?

LEMBRANCINHAS

Para os convidados, opte por lembrancinhas úteis, para que possam ser usadas depois. Ao final da festa ou no dia seguinte, a noiva pode enviar um cartão ou lembrança agradecendo a participação de cada pessoa. Pode ser uma cartinha personalizada ou uma foto de todas as amigos juntos, desde que deixe claro como eles são parte da sua vida, e que a amizade continuará mesmo após o casamento.

SURPRESA PARA A NOIVA

Ao encaminhar a lista de presentes do chá de panela, peça aos convidados que enviem uma receita de sua especialidade culinária. Depois disso, pode-se montar um caderno e enviar aos noivos.

Ou quem sabe um livro com recadinhos úteis para o relacionamento no dia a dia? É uma forma criativa de permitir que cada convidado seja sempre lembrado no dia a dia do casal. Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais e deixe um recadinho pra gente! Vamos adorar ler todos os comentários.

Ah, e não se esqueça de criar a sua lista de Chá de Panela em nosso site!

Ofertas na Loja Virtual